Navegue pelas categorias ou BUSQUE

Vita Pilates

 Rua Francisco Deslandes, 971 cj. 702/706

Tel.: (31)3264 0767

www.vitapilatesbh.com.br

 

O que é PILATES? É um programa de exercícios que tem como objetivo a reabilitação ou a melhora do condicionamento físico através do aumento da flexibilidade, força muscular e alinhamento corporal.

É a alternativa ideal para quem busca um bom trabalho corporal, bem estar e qualidade de vida: de sedentários a atletas, de adolescentes a idosos.

A história de Pilates começa em, 1880, quando Joseph Pilates, o criador da técnica, nasceu. De descendência grega, nascido na Alemanha, era uma criança asmática e sofria de febre reumática, o que fez com que estudasse formas orientais e ocidentais de exercícios, incluindo yoga, lutas gregas e romana tanto quanto a filosofia zen.

Nos meados de 1890, já adolescente, Joseph se tornou tão flexível e forte que pousava para aulas de anatomia. O jovem se tornou um ginasta, esquiador e mergulhador.

Em 1912, já com 32 anos, ele foi para Inglaterra e viveu como boxeador, artista de circo e instrutor de defesa pessoal.

De 1914 a 1918, durante o período da 1º guerra mundial, Pilates e seus compatriotas alemães, ficaram reclusos durante um ano em Lancaster. Joseph passou esse tempo então, ensinando seus companheiros defesa pessoal, luta e como construir um corpo saudável. Este período deu a ele tempo para desenvolver suas idéias sobre saúde e exercícios. Mais tarde ele foi transferido para ilha de Man, onde ele montou seu primeiro programa de reabilitação. Foram, portanto as primeiras peças do Pilates, criadas de acordo com as necessidades das pessoas. Médicos impressionados com seus resultados deram a ele liberdade para continuar seu trabalho.

Em 1920 na Alemanha, Pilates se tornou um instrutor físico da polícia de Hamburgo. Durante esse período ele conheceu Rudolf Von Laban tendo suas primeiras ligações com a dança moderna, influenciando suas técnicas.

Em 1926, foi para América onde conheceu sua futura esposa, Clara, quando montaram um estúdio em Nova York, iniciando assim a era Pilates: formando professores, seguidores da técnica.

Pilates morreu em 1967 em conseqüência de um incêndio em seu estúdio e Clara, sua esposa em 1977. Em 1980 cresceu mundialmente o interesse nos estudos e método de Pilates. Só em 1991, trazido por Alice Becker, é que o método Pilates foi introduzido no Brasil.

O método pode ser utilizado para condicionamento físico ou reabilitação de diversas patologias.